Abolição da escravatura no Brasil
1ª Etapa: Início de conversa – contexto histórico e pesquisa
Recomendamos a leitura do item 1, “O lento processo da abolição da escravidão no Brasil”. Disponível na área “Materiais relacionados”. A leitura pode ser usada pelo (a) professor (a) para relembrar o tema ou ser feita em conjunto, com os alunos.
A leitura do texto indicado nos permite observar uma série de diferentes fatores e agentes envolvidos em um processo de abolição, que se deu de modo lento e gradual. A partir da leitura, o (a) professor (a) pode organizar uma exposição inicial recuperando aulas passadas com ênfase no contexto histórico mundial – Segunda Revolução Industrial (segunda metade do século XIX), Revoluções de 1848, neocolonialismo e Conferência de Berlim (1884-1885), fim da escravidão nos países do continente americano, Guerra da Secessão nos EUA (1861 – 1865) com a vitória do norte e promulgação da 13ª Emenda, Comuna de Paris (1871), ascensão do liberalismo, nacionalismo, positivismo e darwinismo, entre outros. Localizar o processo abolicionista junto com os demais processos na era contemporânea, colaborando para o entendimento da complexidade do tema e enfraquecendo a interpretação que vê a abolição como uma data específica sem antecedentes ou desdobramentos.
Outra opção, é a de se fazer a leitura conjunta do texto com os alunos, pedindo para que destaquem todos os momentos em que um novo agente ou conceito é inserido no texto como parte da dinâmica abolicionista (exemplos: o segundo reinado, a Guerra do Paraguai, as leis abolicionistas, movimento abolicionista, Inglaterra e outros).
Independente da opção por aula expositiva dialogada ou leitura conjunta, recomenda-se que o (a) professor (a) construa uma listagem dos elementos envolvidos no processo abolicionista, sejam eles apontados pelos alunos após a leitura do texto ou de acordo com seus conhecimentos prévios. Em seguida, separe a turma em pequenos grupos e peça para que pesquisem um dos elementos com o auxílio de sites educativos, livros, artigos etc. Cada grupo deverá compor uma pequena apresentação de 10 a 15 minutos, explicando seu tema pesquisado com foco na ligação entre o tema e a questão da abolição. O objetivo é construir uma rede onde os alunos possam compreender a questão da abolição para além da Lei Áurea, e perceberem que todos os temas estão ligados e fazem parte do mesmo processo político, social e histórico. Importante reiterar aos alunos o sentido coletivo de tal atividade, fazendo-os perceber que os temas e apresentações se complementam.
Abaixo algumas sugestões de temas que aparecem no texto e que podem ser usados para a pesquisa. Lembrando que, o (a) professor (a) é livre para incluir outras temáticas conforme considere necessário:
– Crise do Segundo Reinado e Republicanismo;
– Ligações entre Brasil e Inglaterra no século XIX;
– Leis Abolicionistas;
– Movimento Abolicionista;
– A Lei de Terras de 1850;
– Cafeicultura paulista e imigração;
– Guerra do Paraguai;
– José do Patrocínio e André Rebouças;
– Rebeliões de escravos no século XIX.
2 – Texto – MODENESI, Thiago; SOUZA, Edilson Fernandes. A Revista Illustrada e a formação da civilização brasileira no início da República no Brasil. In: XXIX Congresso ALAS CHILE, 2013, Santiago-Chile. Acta Cientifica Xxix Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Sociologia 2013. SANTIAGO-CHILE: ALAS, 2013. p. 1-8.
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