Abolição da escravatura no Brasil

1ª Etapa: Início de conversa – contexto histórico e pesquisa

Recomendamos a leitura do item 1, “O lento processo da abolição da escravidão no Brasil”. Disponível na área “Materiais relacionados”. A leitura pode ser usada pelo (a) professor (a) para relembrar o tema ou ser feita em conjunto, com os alunos.

A leitura do texto indicado nos permite observar uma série de diferentes fatores e agentes envolvidos em um processo de abolição, que se deu de modo lento e gradual. A partir da leitura, o (a) professor (a) pode organizar uma exposição inicial recuperando aulas passadas com ênfase no contexto histórico mundial – Segunda Revolução Industrial (segunda metade do século XIX), Revoluções de 1848, neocolonialismo e Conferência de Berlim (1884-1885), fim da escravidão nos países do continente americano, Guerra da Secessão nos EUA (1861 – 1865) com a vitória do norte e promulgação da 13ª Emenda, Comuna de Paris (1871), ascensão do liberalismo, nacionalismo, positivismo e darwinismo, entre outros. Localizar o processo abolicionista junto com os demais processos na era contemporânea, colaborando para o entendimento da complexidade do tema e enfraquecendo a interpretação que vê a abolição como uma data específica sem antecedentes ou desdobramentos.

Outra opção, é a de se fazer a leitura conjunta do texto com os alunos, pedindo para que destaquem todos os momentos em que um novo agente ou conceito é inserido no texto como parte da dinâmica abolicionista (exemplos: o segundo reinado, a Guerra do Paraguai, as leis abolicionistas, movimento abolicionista, Inglaterra e outros).

Independente da opção por aula expositiva dialogada ou leitura conjunta, recomenda-se que o (a) professor (a) construa uma listagem dos elementos envolvidos no processo abolicionista, sejam eles apontados pelos alunos após a leitura do texto ou de acordo com seus conhecimentos prévios. Em seguida, separe a turma em pequenos grupos e peça para que pesquisem um dos elementos com o auxílio de sites educativos, livros, artigos etc. Cada grupo deverá compor uma pequena apresentação de 10 a 15 minutos, explicando seu tema pesquisado com foco na ligação entre o tema e a questão da abolição. O objetivo é construir uma rede onde os alunos possam compreender a questão da abolição para além da Lei Áurea, e perceberem que todos os temas estão ligados e fazem parte do mesmo processo político, social e histórico. Importante reiterar aos alunos o sentido coletivo de tal atividade, fazendo-os perceber que os temas e apresentações se complementam.

Abaixo algumas sugestões de temas que aparecem no texto e que podem ser usados para a pesquisa. Lembrando que, o (a) professor (a) é livre para incluir outras temáticas conforme considere necessário:

– Crise do Segundo Reinado e Republicanismo;
– Ligações entre Brasil e Inglaterra no século XIX;
– Leis Abolicionistas;
– Movimento Abolicionista;
– A Lei de Terras de 1850;
– Cafeicultura paulista e imigração;
– Guerra do Paraguai;
– José do Patrocínio e André Rebouças;
– Rebeliões de escravos no século XIX.

Opinião: 
0
Ainda sem votos
Imagem: 
Autores: 
Suzane Jardim
Ano modalidade: 
Licença: 
O portal histórica permite copiar, distribuir, exibir e executar as obras, desde que mencionado o autor, sendo proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais. Para cada novo uso ou distribuição, deve-se deixar claras as licenças de uso desta obra
Sub título: 
Material possibilita estudar o assunto como resultado de processo envolvendo diversos agentes e fatores
Objetivos: 
Compreender a abolição da escravatura no Brasil como resultado de um processo envolvendo diversos agentes, fatores sociais e políticos. Desmontando assim, a narrativa de uma abolição – dádiva
Conhecer e ler de maneira crítica as narrativas hegemônicas sobre a abolição no Brasil
Sensibilizar o aluno para a questão do negro na pós escravidão, de modo que possa ser capaz de fazer ligações entre estruturas sociais da atualidade e os legados escravistas do país
Conteudo: 
Processo abolicionista no Brasil, construção da memória sobre a abolição e situação do negro durante e após esse processo
Textos complementares: 
<p><a href="https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/abolicao-luta-escrava-por-liberdade.htm" style="box-sizing: border-box; color: rgb(51, 122, 183); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">Abolição e a luta escrava por liberdade</a><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">.</span></p>
<p><a href="https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/o-medo-do-escravocrata-e-a-revolta-male-de-1835.htm" style="box-sizing: border-box; color: rgb(35, 82, 124); outline: 0px; font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">O medo do escravocrata e a Revolta Malê de 1835</a><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">.</span></p>
<p><a href="http://www.labhoi.uff.br/sites/default/files/6_inventario_revoltas.pdf" style="box-sizing: border-box; color: rgb(51, 122, 183); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">O Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil</a><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">, feito pelo Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense. No capítulo 6, intitulado Revoltas e Quilombos, informações sobre revoltas e rebeliões de escravizados ocorridas no século XIX por todo o país.</span></p>
Materiais Relacionados: 

2 – Texto – MODENESI, Thiago; SOUZA, Edilson Fernandes. A Revista Illustrada e a formação da civilização brasileira no início da República no Brasil. In: XXIX Congresso ALAS CHILE, 2013, Santiago-Chile. Acta Cientifica Xxix Congreso de la Asociacion Latinoamericana de Sociologia 2013. SANTIAGO-CHILE: ALAS, 2013. p. 1-8.

Livros sugeridos: 
<p><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">&nbsp;CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.</span></p>
<p><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">MATTOS, Hebe Maria. Das Cores do Silêncio: Os Significados da Liberdade no Sudeste Escravista &ndash; Brasil Séc. XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.</span></p>
<p><span style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: Roboto, sans-serif; font-size: 16.2px;">MODENESI, Thiago. Educação para abolição: charges e histórias em quadrinhos no Segundo Reinado do Brasil. 2. ed. RECIFE: UFPE, 2012.</span></p>