• Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Negra com uma criança branca nas costas, Bahia, 1870. (Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Quitandeiras em rua do Rio de Janeiro, 1875 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)
  • O Brasil foi o último país do Ocidente a abolir a escravidão, algo que ocorreu apenas em 1888, 'quando a fotografia já havia amadurecido muito', afirmou Burgi à BBC. Isso se faz notar na imagem acima, 'Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro', feita em 1888 em Minas Gerais. (Foto: Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)
  • Lavagem do ouro, Minas Gerais, 1880. (Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • 'Escravos na colheita do café', 1882. Burgi indica que 'é mais fácil para as gerações contemporâneas pensar nesse período por meio de fotos, em vez de desenhos que, de certo modo, projetam um passado aparentemente distante de algo que é tão próximo'. (Foto: Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Escravos na colheita de café, Vale do Paraíba, 1882 (Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • 'Senhora na liteira com dois escravos', imagem feita na Bahia, em 1860, por um fotógrafo desconhecido. A exposição fica no Museu de Arte Contemporânea da USP até o dia 29 de novembro. Há planos para que a mostra vá para outras cidades do Brasil e até outros países.(Foto: Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Castigo Público , 1835
  • Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865. Observe o impressionante contraste entre a criança branca com seu brinquedo e os pequenos escravos descalços aos farrapos (Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Uma exposição em São Paulo, chamada 'Emancipação, inclusão e exclusão', reúne 74 fotografias de negros no Brasil do déculo 19. Muitos dos retratados eram escravos. Acima, a foto 'Saída para a colheita do café em carroça', feita no Vale do Paraíba em 1885. (Foto: Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles).
  • Burgi nota que 'todos estão sempre posando para o fotógrafo'. E explica que isso refletia as necessidades do processo fotográfico do século 19, quando eram usadas câmeras grandes, sempre apoiadas em tripés. (Foto: Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles)